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[Fotografias do corte 2, da exposição ‘Estopim e segredo’]
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Título
[Fotografias do corte 2, da exposição 'Estopim e segredo']
Descrição
Iniciamos aqui esse corte como também uma dobra do que podemos chamar de nós. O nós é um contexto a ser reencenado. Nada está fixo. Pedras que se movem. Rosto balaclava. Paredes perfuradas e chão cravado. Brotam chifres de onde não se via.Interessa mais como incisão e força produzir outros modos de viver. E o que vemos neste lugar faz parte das evidências de um tempo incontornável. Partes do que foi criado espalhadas pelo chão e também suspensas no ar.Fomos inventades pela ousadia das pessoas que vieram antes de nós, sucessivamente, desde o tempo da violenta Grande Travessia Atlântica. A partir disso, me dedico a criar tempos de vida, volátil, leve e misteriosa, como um reflexo ou energia que se desloca de um ponto a outro. Imaginando o que pode aparecer e o que desaparece. Cosmogonias que foram inicialmente desinventadas para que o Ocidente branco fosse forjado.Portanto daqui chamamos de um tempo muito aleatório, com certas dificuldades em se fazer um chamado com uma língua límpida, clara e uníssona. Chamo meus grupos com sua língua manchada preta ou dourada. As galinhas estão soltas por aí também. Gente e bicho e terra tem as mesmas decomposições e suas semelhanças familiares.A verdade como mito. O ponto final como menos importante, como o problema… o problema, a pergunta. Vírgula, reticências, interrogação… alguma exclamação aqui ou alí. Assim apresentamos esse corte, confusão no tempo, espaço para ampliação. Quantas camadas de quantas coisas cabem em uma imagem?Uma reunião de trabalhos que consiste em trazer também o que foi produzido na Residência Raquel Trindade, a Kambinda, no MUHCAB (Museu Histórico da Cultura Afro Brasileira), entre novembro e dezembro de 2019, sobre um solo de ossos e memórias de pessoas negras na região portuária do Rio de Janeiro.O que sentimos com os órgãos externos e o que sentimos com os órgãos internos. O material e a vontade. O que dobro com a mão e o que dobro com o fígado.Visível e invisível ao mesmo tempo.Desencadeia. Não conclui.
Número de Registro
BREAVSEC-0006
Data e Local
03 a 13/01/2020, Rio de Janeiro, Brasil
Suporte
Setor / Local
Espécie Documental
Curador / Organizador
Coordenação: Clarissa diniz, Gleyce kelly heitor, Ulisses carrilho.
Participantes
ana clara tito, gilson andrade, max wíllà morais e pv dias
Gênero
Formato
Forma
Original
Cromia
Apoio / Realização
Ameav, secretaria de cultura e cidadania rio de janeiro, Furnas.
gestao
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Usuário
memoria lage