A inauguração da Escola de Artes Visuais – EAV, em 1975, foi marcada pelo afrouxamento da repressão política ocasionada por Ernesto Geisel (1907–1996) na Presidência da República. Nesse mesmo momento acontecia a fusão entre o Estado da Guanabara e o Estado do Rio de Janeiro que passa a ser governado por Floriano Peixoto Faria Lima (1917–2011).
A nomeação de Paulo Afonso Grisolli (1934–2004), reconhecido como diretor teatral, como chefe do Departamento de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e por sua filosofia de esquerda, propõe a reformulação das instituições vinculadas a esse órgão. Uma das ações promovidas nesse sentido é a criação do Instituto Estadual das Escolas de Arte (Ineart), visando à integração entre as práticas artísticas, composto pelas Escolas de Teatro Afonso Penna, de Música Villa-Lobos, de Dança, do Centro de Arte e Criatividade Infanto-Juvenil e pela EAV. Grisolli realiza também como parte do seu pensamento democrático um mapeamento das expressões de cultura popular e de folclore em todo o território do Rio de Janeiro.
Os novos rumos traçados para a Escola foram elaborados por Grisolli e Rubens Gerchman (1942–2008) que, juntos, implementaram a EAV e mantiveram certa estrutura do Instituto de Belas-Artes (IBA) que permanece no Parque Lage até 1978. É curioso e misterioso o processo que envolve a saída, desmantelamento ou mesmo a fusão do IBA em EAV. A abordagem do IBA era voltada para o aprendizado de técnicas artísticas mais tradicionais, apresentando um conteúdo formal.
Vale a pena ressaltar que a estrutura pensada por Gerchman traz uma vertente contemporânea já expressa em sue nome, ao usar o termo “artes visuais”, ampliando a compreensão do campo artístico, oferecendo novas linguagens a serem estudadas e discutidas, como: fotografia, cinema, artes do corpo, entre outros. Nelson Augusto (assistente de Rubens Gerchman) comenta em entrevista concedida ao projeto Memória Lage que o nome Escola de Artes Visuais vem de uma influência da School of Visual Arts de Nova York, provavelmente fruto da experiência internacional de Gerchman. Baseada na vanguarda do experimentalismo e liberdade, a escola foi fundada e essas características permanecem em toda a sua trajetória, constituindo sua identidade e seu legado.