Início > Coleções > Luiz Alphonsus - Maria do Carmo Secco - Xico Chaves (1993-1994)
Luiz Alphonsus - Maria do Carmo Secco - Xico Chaves (1993-1994)
Em novembro de 1993, Ignez Soares Pinto, que havia assumido a direção de forma interina, deixa o cargo depois da indicação do secretário de cultura Edmundo Moniz para que o artista Luiz Alphonsus Guimarães fosse o novo diretor da EAV.
A nova direção apresenta uma peculiaridade na história da Escola. Embora a escolha tenha sido do secretário de Cultura, os nomes foram indicados em uma lista tríplice, formada a partir de um consenso nas diversas assembleias organizadas na escola por professores e alunos, na qual, além de Luiz Alphonsus, havia os nomes dos artistas Maria do Carmo Secco e Xico Chaves, ficando decidido que o primeiro seria o representante legal. Luiz Alphonsus declara no jornal sobre a gestão compartilhada: “Serei o diretor de direito, mas não de fato. Prestarei contas à Secretaria sobre o funcionamento, mas, aqui na Escola, trabalharemos juntos”.[1]
A gestão compartilhada, no entanto, durou apenas um ano, encerrando esse formato no início de 1995. Foi a partir desse momento que a EAV passou a ser subordinada diretamente à Secretaria de Cultura, desvinculando-se do domínio do Departamento das Escolas de Artes.
Em abril de 1994, depois de determinação judicial, os jardins do Parque Lage voltam para a União, passando a ser responsabilidade do Ibama; o casarão permanece como responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mesmo com uma curta duração a gestão conseguiu parcerias significativas, tendo uma delas, inclusive, internacionalizado a EAV. Por intermédio da professora Suzana Queiroga, a Escola firmou um intercâmbio com a Universidade de Nova Iorque, com o objetivo de levar grupos de alunos para visitar os museus e galerias da cidade. As visitas possibilitaram ampla discussão acerca da arte moderna e contemporânea, além da participação em palestras e workshops. Algumas das instituições visitadas foram Metropolitan Museum, MoMA, Guggenheim e a própria universidade, onde os alunos também ficaram hospedados.