Coleção
Lisette Lagnado (2014 - 2016)
Item
Lançamento do livro ‘Práticas Contemporâneas do Mover-se’, de Michelle Sommer
Documentos
Metadados
Título
Lançamento do livro 'Práticas Contemporâneas do Mover-se', de Michelle Sommer
Descrição
“Práticas Contemporâneas do Mover-se”, com organização de Michelle Sommer, é fruto de pesquisa curatorial que toma o movimento como impulso para proposições artísticas recentes na arte brasileira. Resultante da premiação pública Rumos Itaú Cultural 2013-2014, a curadora lança a pergunta à 10 duplas formadas por artistas e pesquisadores/curadores/críticos de arte: de que maneira o Mover-se afeta a produção artística, a crítica e a vida das formas na arte contemporânea?
O livro delineia-se a partir de mapeamento de artistas e pesquisadores/curadores/críticos de arte que se conectam ao mover-se; tendo como recorte temporal as produções iniciadas pós-2000 e, como recorte espacial, o Brasil como ponto geográfico de origem dos artistas (e não necessariamente de permanência). Configuram-se, assim, duplas de 10 artistas e 10 pesquisadores/curadores (ou eventualmente trios no caso de duplas de artistas), para trocas poéticas. Os integrantes da publicação são: Cadu & Francisco Dalcol; Túlio Pinto & Caroline Menezes; Rodrigo Braga / Bruna Fetter; Distruktur (Gustavo Jahn e Melissa Dullius) & Max Jorge Hinderer Cruz; Karim Aïnouz & Sérgio Martins; Vivian Caccuri & Júlio Martins; Denis Rodriguez / Leonardo Remor & Rosana Pinheiro-Machado; Paulo Nazareth & Cristina Ribas; Letícia Ramos & Ivair Reinaldim; Areal (André Severo e Maria Helena Bernardes) & Cristiana Tejo.
Os encontros online foram realizados em geografias distintas e em trânsito (incluso no espaço aéreo) e, no Brasil, concentraram-se basicamente a partir de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e; no exterior, África, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. O mover-se – também no formato de encontro das duplas – o expressam o fenômeno globetrotter na arte. A organizadora inspira-se na Teoria do Mover-se, de Honoré de Balzac, publicada em 1833, que previa, a partir da observação, realizar um estudo do corpo em movimento justapondo a graça do mover-se (ou a falta dela) aos tipos que deambulavam na sociedade parisiense. A publicação utiliza a fonte gráfica Interstate – baseada nos alfabetos de sinalização de estradas – e é um convite ao movimento.
Número de Registro
BREAVLL-0245
Série / Subsérie
Fundo
Data
novembro 17, 2015
Data e Local
Rio de Janeiro; Brasil
Suporte
Setor / Local
Espécie Documental
Curador / Organizador
Beatriz Lemos
Forma
Cópia
Formato2
Cromia
Apoio / Realização
Secretária de Cultura do Rio de Janeiro; Oca Lage