Descrição
Esta edição do Levante proposto pela EAV Parque Lage é parte da plataforma curatorial da exposição Queermuseu no Parque Lage. Um grande movimento contra a censura e a intolerância que pretende dar voz às mais diversas manifestações artísticas brasileiras. Um espaço potente de produção de pensamento e de legitimação cultural.
O Levante Queer abrirá com programação infantil, que inclui oficinas do Parquinho Lage. O dia seguirá embalado por apresentações de grupos ligados à cultura popular, como o Afoxé Filhos de Gandhi e o Carimbloco. A bateria mirim da Grande Rio também integra a programação, que contará ainda Tyaro Maya, Chico Chico, Duda Brack e outros. O Levante Queer tem produção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage em parceira com Julio Barroso (produtor cultural, integrante do Ocupa Carnaval) e Dyonne Boy (coordenadora executiva do Jongo da Serrinha).
A partir das 14h, após introdução do diretor da EAV, Fabio Szwarcwald, e do curador Ulisses Carrilho, começam os debates, no Salão Nobre. A primeira mesa, com o tema ‘periferia ocupa’, terá mediação de Julio Barroso (segue abaixo programação completa com os integrantes). A segunda, mediada por Carrilho, discorrerá sobre as narrativas queer.