Descrição
A feira de arte impressa é uma manifestação cultural, um espaço de trocas profissionais e afetivas onde artistas e editoras mostram, divulgam e distribuem obras incompatíveis com o espaço expositivo convencional.
As possibilidades de criação de um livro de artista são cada vez mais amplas.No entanto, é raríssimo encontrar livrarias ou galerias de arte distribuam arte impressa ou livros de artistas. Por isso as feiras de arte impressa são uma plataforma essencial para muitos editores e artistas seguirem produzindo.
Em agosto de 2009 a Tijuana realizou a primeira edição da Feira de Arte Impressa na Galeria Vermelho (São Paulo), em parceria com o Centro Nacional de l’édition et de l’art imprimé [CNEAI]. Durante três dias, todos os espaços da Galeria Vermelho foram ocupados por editoras brasileiras e estrangeiras com suas publicações de diferentes formatos.
Daí por diante a Tijuana passou a ser um encontro anual em São Paulo, e desde 2016 no Rio também. Há quatro anos atrás a EAV | Parque Lage abriu as portas para a Tijuana reunir anualmente artistas, editores, colecionadores, curadores, produtores culturais, entre outros profissionais interessados neste segmento artístico. Realizar a feira dentro de uma escola de arte como a EAV trouxe novas potências para a Tijuana, em especial pela conexão com os ateliês de gravura e a Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa.
Em 2019 a Tijuana realizará a Feira de Arte Impressa carioca nos dias 10 e 11 de Agosto e a EAV Parque Lage organiza simultaneamente uma mostra de arte postal chamada Parque Longe.